quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

“Um dia descobri que voar alto não é apenas importante, é fundamental !!!” Martin Luther King









SÍNTESE, CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE OZONÍDEOS A PARTIR DE ÓLEOS VEGETAIS

Serviço Público Federal / Ministério da Educação
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Programa de Pós-graduação – Mestrado em Química
Nathália Rodrigues de Almeida
Orientador: Prof. Dr.Adilson Beatriz
Co-orientador: Eduardo José de Arruda (UFGD)
Campo Grande – 2013

INTRODUÇÃO

Os ácidos graxos são moléculas encontradas naturalmente na forma esterificada com o glicerol. Estas moléculas são os principais constituintes dos óleos e gorduras. A exploração industrial dos óleos e gorduras, tanto para os alimentos e produtos oleoquímicos, baseia-se na modificação química dos grupos carbonila (C=O) e das cadeias insaturadas (C=C) presentes nos ácidos graxos (Figura 1). A cadeia alquílica do ácido graxo é susceptível a oxidação nas ligações duplas carbono-carbono. A oxidação dessas ligações é utilizada para clivar cadeias alquílicas ou para introduzir funcionalidade adicional ao longo da cadeia (SHARIDI, 2005).









Figura 1: Sítios para modificação química na molécula de triaciglicerol - grupos carbonila (C=O) e das cadeias insaturadas (C=C).





Um importante exemplo que tem sido descrito na literatura envolve oxidação de ligações duplas utilizando reações de ozonólise, um método muito efetivo, no qual o ozônio reage completamente com o material de partida (PRYDE, 1960).
Os produtos da reação de ozonólise podem ou não conter oxigênio ativo, ou seja, grupos funcionais peroxídicos no qual são capazes de oxidar o íon iodeto a iodo (BAILEY, 1978). O ozônio reage com as ligações duplas dos ácidos graxos presentes nos óleos vegetais, formando ozonídeos e compostos peroxídicos responsáveis pela atividade antimicrobiana e propriedades estimulantes de regeneração e reparo do tecido (ZANARDI et al., 2008).
As propriedades antimicrobianas de derivados do ozônio como os óleos vegetais ozonizados representam grande interesse farmacêutico para o tratamento de patologias dermatológicas, como infecções de pele, úlceras, feridas crônicas, entre outras (VALACCHI et al., 2005).
A pele é o maior órgão do corpo, indispensável para a vida humana e fundamental para o perfeito funcionamento fisiológico do organismo. Como qualquer outro órgão, fatores patológicos podem causar o desenvolvimento de alterações na sua constituição como, por exemplo, as úlceras de pele, podendo levar à sua incapacidade funcional (MORAIS et al., 2008).

1.3. Ozônio