domingo, 6 de abril de 2014

Só existe opção quando se tem informação...Ninguém pode dizer que é livre para tomar o sorvete que quiser se conhecer apenas o sabor limão.


Dra. Maria das Graças Reis da Cunha
domingo, 7 de julho de 2013

Ozonioterapia
...

A Aboz apresentou vários estudos internacionais defendendo que o uso da Ozonioterapia poderia reduzir em até 25% os custos do SUS com o tratamento de feridas crônicas e em 80% a taxa de amputação de membros de pacientes com gangrena provocada pelo diabetes.

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd2602201101.htm)

Os defensores dizem que o método não prospera no país porque contraria interesses da indústria. "Ozônio não é patenteado. Você não engarrafa e vende na farmácia”.

Muitos pacientes têm conseguido limitar em juízo para fazer tratamento em Cuba. Em São Paulo, um juiz concedeu liminar autorizando um paciente com câncer de um hospital da capital a receber Ozonioterapia no peritônio (membrana que reveste as paredes do abdome), como parte do tratamento contra dor.

No Brasil, várias instituições estão pesquisando a técnica. Em 2010, a Universidade de São Paulo, por exemplo, testou a Ozonioterapia em bactérias hospitalares multi resistentes a antibióticos. Com apenas cinco minutos de exposição ao ozônio, dez delas foram eliminadas, inclusive a super-bactéria KPC, que atingiu 13 Estados e matou ao menos 20 pessoas. Segundo o médico imunologista Glacus de Sousa Brito, pesquisador responsável pelo ensaio clínico da USP, outras três linhas de projetos de pesquisa com Ozonioterapia estão em andamento.
 
www.ozone.br.vu
óleo ozonizado

Uma delas propõe o tratamento de feridas infectadas (pé diabético, por exemplo). A outra vai usar o ozônio para desinfetar ambientes hospitalares. A terceira tratará, com o gás, pessoas com infecção hospitalar. O infectologista Ésper Kallas, professor da USP, diz que, embora os estudos pareçam promissores, é preciso repeti-los em outros centros, para verificar se os resultados permanecem favoráveis. "É necessário provar a reprodutibilidade para que a gente possa empregar no dia a dia", afirma ele.

CONCLUSÃO

1-      A ação farmacológica do gás e sua segurança estão bem estabelecidas. O ozônio é um elemento essencialmente e efetivo nas infecções bacterianas, virais de longa duração.  É o resultado de um stress oxidativo agudo calculado, daí a necessidade imperiosa do cálculo da dose precisa e ponderada, é capaz de produzir diversas respostas biológicas úteis de antioxidação capaz de reverter um Stress Oxidativo Crônico.

2-      Existem indicações precisas do seu uso na literatura, com elevada casuística, em inúmeras patologias, conforme artigos anexados como Apêndices. Todas as doenças, inclusive o envelhecimento são acompanhadas por Stress Oxidativo duradouro, causando um desequilíbrio com o excesso de radicais livres (ROS) e um déficit das reações de Antioxidação (LOPS).

3-      Não existem importantes reações adversas locais e não se descreveram alterações sistêmicas com o método. Os efeitos colaterais são mínimos, cem vezes menos dos procedimentos de diagnósticos rotineiros, como as radiografias, por exemplo. Existe a possibilidade de uma reação alérgica, como na maioria dos medicamentos. É um oxidante muito potente, e é evidente que uma incontrolada reação de oxidação pode ser destrutivos para o corpo. Em cem anos, nenhuma morte foi atribuída a um tratamento de ozônio. Assim, o subproduto do ozônio, que é aplicado, é benéfico: o oxigênio.

4-      No mundo em evolução contínua é indiscutível em que a Medicina atual tem um custo muito alto, cura com muita raridade e muitos dos efeitos colaterais causam outras doenças, basta observar que o tratamento com antiinflamatórios é puramente sintomático. O Ozônio possibilita fazer uma Medicina etiológica e curativa (Simonetti, Vicenzo Jornada Ozônio, SP/2006).

5-      É uma técnica de baixo custo e fácil aplicação, em geral com rápida resposta e que pode ser comparável a Oxigenoterapia Hiperbárica em muitos aspectos, com a vantagem de ter um custo per capita muito menor.

6-      Embora o gás seja biologicamente estéril, recomenda-se cautela em caso de hipersensibilidade. Para uma administração controlada, em termos de fluxo e volume total injetado, faz-se necessário equipamento médico adequado.

7-      O ozônio não é uma arma medicinal milagrosa. Embora seja um procedimento terapêutico que adquire curas onde outras terapias falharam. Mas o ozônio não é um cura-tudo. Não transforma um octogenário em um adolescente, mas sim em um homem ativo e afirmativo, em correspondência com a idade biológica graças à elevação da pressão parcial de oxigênio.

8-      Para os profissionais que resistem em aceitar a Ozonioterapia se prendem ao fato que os metabólitos do Ozônio produz apenas Radicais Livres, porque ‘desconhecem ou fingem” não conhecer os efeitos reais destes nas moléculas e células humanas. A alegação da falta de casuística não procede pelo menos não vale para todas as patologias. Por exemplo, recentemente publicaram na The LAncet, “Results of a non-specifi immunomodulation therapy in chronic heart failure (ACCLAIM trial), Guillermo Torre-Amione e col’. um estudo que envolve mais de 1200 pacientes, e um outro  “Intramuscular Oxygen-Ozone Therapy in the Treatment of Acute Back Pain With Lumbar Disc Herniation , Marco Paoloni, MD e col.” que envolve 60 pacientes (ver apêndices). Isso sem falar do pé diabético onde em Cuba já se publicou mais de 3000 casos

9-      Para efeitos legais a Ozonioterapia deverá ser incorporada como Tecnologia de Saúde, de acordo com orientação do Parecer da Advocacia Geral da União – Parecer CODELGIS- CONJUR- GABIN-MA-AA nº 1613, de 30-09-2009, cunprindo os itens do Anexo II, da Portaria nº 2587, de 30-10-2008.

10-  Seu uso deve ser exclusivo de profissional médico.

"O Código de Ética Médica estabelece em seu Capítulo I - Art. 5°- O médico deve aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente”.


“O maior pecado para um indivíduo que obteve um diploma para exercer a arte de curar, é negar o que desconhece e privar seu paciente do benefício de prevenção e tratamento de muitos males que o acometem”.

www.ozone.br.vu