quinta-feira, 13 de março de 2014

Ozonioterapia: de que se trata?

Dr.  Jorge Boucinhas [ médico e professor da UFRN ]
Tribuna do Norte - Publicação: 16 de Outubro de 2011

Há duas formas principais de apresentação das moléculas de oxigênio, este tão maravilhoso oxigênio, necessário à respiração celular e, consequentemente, à vida. São elas: o oxigênio molecular (O2, formado pela união de dois átomos, sendo mais comum e a forma usualmente respirada) e o ozônio (O3, constituído por três átomos e formado nas camadas mais altas da atmosfera por ação da radiação solar). Ambos apresentam-se como gases, sendo o oxigênio molecular transparente e o ozônio azulado.

Haverá diferenças em termos de ação sobre o organismo?  Isto justificaria diferenças quanto a seu emprego terapêutico? Bem, ambos têm sido utilizados em tratamentos médicos há já um tempo, assim como hoje se os emprega em muitas aplicações estéticas de ponta.

O tratamento facial com oxigênio tornou-se, rapidamente, o favorito em Spas porque promove um aparente preenchimento imediato de rugas finas e o aparecimento de um brilho cutâneo mui favorecedor.  

Tal tratamento emprega oxigênio comprimido, que é jateado diretamente na superfície da pele por meio de uma pistola de alta pressão, seja puro seja associado a soro rico em nutrientes. A alta pressão força-o a penetrar até as camadas mais profundas da epiderme, o que gera imediatamente uma aparência renovada da pele, a qual se torna macia e com aparência de juventude. As pequenas imperfeições ficam mascaradas, mas o efeito é transitório, de vez que as camadas mais profundas não são envolvidas nessas alterações.   Mesmo assim, podem durar mais de dois dias. Muitas pessoas do show business internacional, especialmente do cinema e da televisão, tem-no usado e elogiado, sendo um bom exemplo Madonna.

O tratamento com ozônio é, quiçá, ainda mais benéfico, tendo sido empregado com sucesso em procedimentos médicos há quase um século, mais recentemente tendo encontrado seu espaço na Estética. Entre seus efeitos benéficos tem-se: desintoxicação orgânica, favorecendo a eliminação de toxinas; estímulo ao bom funcionamento do sistema imunológico; aumento do aporte de oxigênio para as células, tecidos e órgãos; aumento da circulação cutânea, com alguns reflexos pelo todo do corpo.

O tratamento facial com este gás emprega um spray facial com a mistura gasosa dele com um tanto de oxigênio, agregando-se antioxidantes gerais e extratos nutritivos com vitaminas e minerais. É administrado sobre a superfície da pele também através de uma pistola de pressão. O ozônio tem a capacidade de ultrapassar muitas barreiras e penetra até em camadas profundas da cútis, carregando os soros enriquecidos. Algumas moléculas de ozônio, o qual é altamente instável, decompõem-se imediatamente após a aplicação, liberando o “oxigênio nascente” ou “oxigênio ativo “, o qual, assim, atinge níveis cutâneos profundos.

Os benefícios da administração de ozônio incluem:  aumento do metabolismo das células; eliminação de toxinas; melhoria da circulação, com conseqüente aumento da oxigenação dos tecidos; estimulação das enzimas antioxidantes celulares; proteção contra os radicais livres; destruição de vírus, bactérias e fungos. O processo de envelhecimento da superfície corpórea é, assim, retardado.  Tal tratamento facial não mascara os defeitos da pele nem dá resultados imediatos, mas promove a produção do colágeno e da elastina, dois elementos biológicos que facilitam a renovação celular e melhoram textura e elasticidade da pele, ajudando na obtenção de uma cútis firme, hidratada, corada, brilhante e com redução de rugas finas, sendo importante frisar que tudo isto é bem duradouro. Acrescentando-se a Hidro-Ozonoterapia (emprego de água ozonizada), afora máscaras e cosméticos (óleos, géis e cremes) ozonizados, os resultados tornam-se ainda mais efetivos.

Comparando-se ambos tipos de tratamento facial, pode-se concluir que os resultados após o tratamento com O2 são imediatamente visíveis, mas não duradouros. Ele atingiu grande popularidade, mas um grande número de dúvidas sobre a sua efetividade e credibilidade está aparecendo, considerando a falta de comprovação através de trabalhos científicos. Já após o tratamento com O3 os resultados são: reestabelecimento estrutural da pele, aspecto visível de preenchimento imediato e melhora da luminosidade, mas tudo isto com longa duração de efeitos. A utilização do gás em Cosmética e Estética tem mostrado, então, ser uma forma eficiente de embelezar-se quem estar a decair. Somando-se a isto a inexistência prática de riscos, eis uma boa maneira, felizmente já disponível em Natal, de se lutar contra o envelhecimento facial e suas tão desagradáveis consequências.

www.ozone.br.vu
óleo ozonizado