quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Efeitos antibacterianos de um novo medicamento - o óleo ozonizado - comparados às pastas de hidróxido de cálcio. PARTE 2 (2/4)


ISSN 00347272
Matéria publicada pela: ozoniobras

Material e Método

Foi testada a atividade antibacteriana dos seguintes medicamentos:
a) Óleo ozonizado (Bioperoxoil, Barcelona, Espanha);
b) Pasta de hidróxido de caldo (Reagen, Rio de Janeiro, RJ) associado à glicerina;
c) Pasta de hidróxido de cálcio asso ciado ao tricresol formalina (TCF) e glicerina. A proporção de TCF e glicerina foi de 1:10 (v:v);
d) Pasta de hidróxido de cálcio asso ciado ao PMCC e glicerina. A pasta foi testada nas proporções de PMCC e glicerina de 1:1 e 1:2 (v:v).

As pastas foram preparadas em consistência cremosa.

As seguintes espécies bacterianas foram utilizadas neste experimento:

• Fusobacterium nudeatum subespécie (ATCC10953)
• F.nudeatum subespéde
(ATCC 25586)
• Streptococcus sobrinus
(isolado dínico)
• Streptococcus pyogenes
(isolado dínico)
• Streptococcus oral is
(isolado dínico)
• Streptococcus mitis
(isolado clínico)

• Streptococcus intermedius
(isolado dínico)
• Streptococcus constellatus
(isolado dínico)
• Enterococcus faecalis
(ATCC 29212)
• Lactobadllus casei
(isolado dínico)
• Pseudomonas aeruginosa
(isolado dínico)


Também testou-se a eficácia dos medicamentos contra uma cultura mista, consistindo de saliva humana.

Os inóculos consistiram de culturas de 24 horas das espécies bacterianas crescidas em caldo "brain heart infusion" (Difco, Detroit, MI, USA), pré-reduzido, esterilizado em anaerobiose (BHIPRAS), suplementado com hemina (5 mg/l) e menadiona (0,5 mg/l). A saliva foi coletada imediatamente antes do experimento e diluída em solução salina estéril na proporção de 1:10 (v:v).

A metodologia empregada para se avaliar os efeitos inibitórios dos medicamentos foi o teste de difusão em ágar. Placas de ágar-sangue com base de "Trip- tycase-Soy Broth" (TSB) (Difco, Detroit MI, USA), suplementado com hemina e menadiona, foram inoculadas com saliva e as bactérias testadas. Para a semeadura, 0,1 ml de inoculo foi distribuído por toda a superfície do meio com o auxílio de swabs estéreis.

Em sequência, furos no ágar-sangue, com 6 mm de diâmetro e 5 mm de profundidade, foram confeccionados com o auxílio de um furador metálico esterilizado, visando à deposição das pastas testadas. Discos de papel de filtro estéreis saturados com óleo ozonizado foram depositados sobre a superfície do ágar. Todo o experimento foi realizado em duplicata.

Todas as placas foram depositadas no interior de jarras de anaerobiose, nas quais um ambiente anaeróbico foi gerado através de envelopes do sistema GasPak (BBL, GasPak Plus, Becton-Dickinson Micro- biology Systems, Cockeysville, MD, USA).

A seguir, foram incubadas a 37°C por 72 horas. Ao término do período de incubação, os diâmetros dos halos de inibição do crescimento bacteriano, em volta dos medicamentos, foram registrados, sendo que, dos valores obtidos, subtraiu-se os 6 mm equivalentes ao diâmetro dos furos, com exceção do óleo ozonizado. A presença ou não de colónias bacterianas sobre os halos de difusão das pastas de hidróxido de caldo foi examinada com o auxílio de lupa estereoscópica.

Resultados

As médias dos diâmetros dos halos de inibição de crescimento bacteriano observados para cada medicamento testado são mostradas na Tabela 1. Discretos halos de inibição de crescimento bacteriano foram associados à pasta hidróxido de cálcio/ICF/ glicerina. Os maiores halos de inibição foram observados para o óleo ozonizado. As pastas de hidróxido de cálcio/PMCC/glicerina também apresentaram eficácia antibacteriana pronundada, principalmente na proporção PMCC/glicerina de 1:1. Por sua vez, a pasta de hidróxido de caldo em glicerina apresentou ausência de efeito inibitório sobre todas as cepas bacterianas testadas.

I Ausência de efeito inibitório induzido pela Pasta de Hidróxido de Cálcio/Glicerina.



Notar crescimento bacteriano em contato com a pasta.